O CALDO VERDE EVITA O CANCRO...Quem o afirma é o Médico, Dr. Manuel Loureço da Silva, português de Aveiro radicado em New England, nos Estados Unidos da América...
Diz ele: - "Que pensais se vos disser, como médico, que o caldo verde evita o cancro? E se vos disser que evita os ataques cardíacos por reduzir o colesterol no sangue? Pensais que é fantasia? E se vos disser que o caldo verde evita as pedras na vesícula e previne as hemorróidas?"
Das extensas considerações do Dr. Silva ressalvamos as seguintes:
- As couves são ricas em fibras não reabsorvíveis, em Vitamina A, em Complexo B (Tiamina, Riboflavina, Niacina), cálcio, ferro, fósforo e potássio...E tem pouquíssimas calorias!
- O bom azeite português é rico em ácidos gordos não saturados que fazem descer o colesterol!
- A batata serve para amaciar e tornar mais homogéneo o sabor do caldo verde. O seu valor calórico está fora de ordem!
- A água quente faz funcionar muito melhor os sucos digestivos e los fermentos ou enzimas. Faz descontrair os esfincteres ou válvulas do aparelho digestivo, estimula a contracção normal da vesícula biliar e relaxa o estômago e os intestinos delgado e grosso, tornando a sua digestão agradável e saudável!
- Sal, a usar com parcimónia!
- O chouriço deve ser cozido em água aparte para poder perder os resíduos cancerígenos decorrentes do fumeiro. Servir, apenas, uma rodela a cada um!
- A broa deve ser de receita portuguesa, de farelo e farinha de milho e cozida no forno.
Tudo ponderado, o Dr. Luciano Silva afirma que uma "malga" diária de caldo verde evita a prisão de ventre e, quem não tem prisão de ventre não sofrerá de hemorróidas! Defecando diariamente obriga-se o fígado a produzir mais bílis e a vesícula a expulsar mais sais biliares que vão lubrificar o interior do trato intestinal facilitando o percurso dos alimentos...Expelindo-se mais bílis (rica em colesterol) através das fezes, baixa o colesterol no sangue, reduzindo os riscos de ataque cardíaco e de pedras na vesícula (compostas de colesterol)...Resumindo, o caldo verde consegue proporcionar uma vida saudável e3 feliz!
RECEITA:
2 Litros de água; 4 colheres das de sopa, de azeite; 75o gr. de batatas; 1 a 2 couves galegas (conforme o tamanho); 1 chouriço de carne; Broa de milho.
Na água a ferver deite o azeite e as batatas descascadas e cortadas aos quartos; depois de cozidas as batatas reduza-as a puré e devolva o preparado à água; corte a(s) couve(s) em Juliana muito fina e introduza na panela (em fervura) 15 minutos antes de servir; coza, à parte, o chouriço e corte-o em rodelas...
Sirva em malga de barro, com uma rodela de chouriço (tora), um fio de azeite cru e um naco de broa...BOM APETITE !!!
Sem comentários:
Enviar um comentário