Páginas

domingo, 29 de dezembro de 2013

(6334) - CABO VERDE, ENTREPOSTO DE DROGA?!

   
Pedro Pires admite a existência de droga armazenada em Cabo Verde. Esta constatação do ex-presidente da República tem com base os recentes casos relacionados com o tráfico de estupefacientes registados no país. O comandante Pedro Pires fez tais declarações à saída de um encontro com o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.
Portador de uma mensagem dirigida ao PR, na sequência da sua recente visita ao Benin, Pedro Pires que é membro da Comissão Oeste Africana para a droga, abordou com Jorge Carlos Fonseca questões relacionadas com o narcotráfico e o consumo de droga na nossa sub-região.
Pedro Pires considera que a situação relacionada com o tráfico de droga na região oeste africana é “preocupante” uma vez que o combate a esse fenómeno é “extremamente difícil, complexo, cheio de armadilhas e subterfúgios”.
O ex-presidente considera, no entanto, que é um combate a ser feito, porque tem um “impacto negativo” sobre a economia sobre o funcionamento das instituições do Estado, mas também a saúde das pessoas. “Esta é a mensagem que trouxe ao senhor Presidente da República, com quem troquei impressões sobre esta questão”.
Pedro Pires, que reconhece resultados positivos no combate ao narcotráfico, exorta as autoridades a se empenharem ainda mais nessa batalha contra o tráfico de estupefacientes.
“Há dias circulou uma informação que um iate foi interceptado nas Canárias transportando droga que tomou em Cabo Verde. E uma conclusão que se pode chegar é que há droga armazena em Cabo Verde. Como e onde, a gente não sabe. Mas a realidade é esta. Da mesma forma que desapareceu daqui um barco e pensa-se que não desapareceu nada e que estaria numa operação de transporte de droga”, afirmou.
Pedro Pires considera que deve haver uma conjugação de esforços no sentido de se combater o narcotráfico e o crime conexo, porque no seu entender nenhum país, de forma isolada consegue combater esse fenómeno transnacional.
“Cada um por isso não pode. Teremos que desencadear todo um processo de cooperação e de trabalho comum para toda a região e para o Mundo, porque nós sabemos”, adverte.
in A Nação,,,

1 comentário:

  1. Já há muito que se murmurava a existência de droga desembarcada nas enseadas não vigiadas das nossas ilhas. Com essa noticia agora, divulgada como foi, não podem dizer que é propaganda anti-governamental.

    Espero que encontrem alternativas para vigiar os portos e os "turistas" da CEDEAO que chegam, lançam ferro e nada fazem de bom para o pais.

    V/

    ResponderEliminar