Páginas

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

[6596] - HISTÓRIA DAS COMUNICAÇÕES-RÁDIO EM C. VERDE - {4}...

 


Os primeiros Radiotelegrafistas em Cabo Verde
Durante a II Guerra Mundial
Lançamento de linhas telefónicas de campanha com cabos simples e duplo D-8, entre diversas unidades e comandos aquartelados na cidade do Mindelo e instalações dos telefones e centrais telefónicas.Foram necessários quase quatro meses para instalar as linhas, telefones e centrais telefónicas e ainda instruir os soldados cedidos pelas unidades e comandos para a sua operacionalidade.
Só em Dezembro de 1941 começaram a instalar e a operar o material TSF.
Quatro estações recetoras/transmissoras foram instaladas na cidade do Mindelo, ficando de reserva duas estações, para serem instaladas na ilhas do Sal e Santo Antão quando fosse possível o seu transporte.A Estação directora (P1) chefiada pelo 1º cabo Armindo de Carvalho foi guarnecida por um receptor/transmissor de 10 Watts, operando no comprimento de onda de 15 metros e instalada no quartel-general do comando militar.
As estações (P2) chefiada pelo 1º cabo António Freitas e a (P3) chefiada pelo 2º cabo Martins foram guarnecidas com receptotres/transmissores de 1,5 Watts, operando no comprimento de onda de 15 metros e instalada em posições da artilharia em João Ribeiro e Monte Branco.
 
A estação (P4) chefiada pelo 2º cabo Silva foi guarnecida com receptor/transmissor de 1,5 Watts e instalada numa viatura. Com as distâncias entre as estações eram curtas as comunicações revelam-se eficazes em todos os períodos do dia e da noite.
 
A grande decepção dos radiotelegrafistas era a falta de uma estação receptora/transmissora que permitisse fazer ligações com Lisboa (posto rádio da Ajuda).
 
Em Janeiro de 1942 como estava previsto, deu-se o embarque de duas estações de 2,5 Watts operando no comprimento de onda dos 15 metros destinadas às ilhas de Santo Antão e do Sal.
Para a ilha de Santo Antão seguiu a estação (P5) chefiada pelo 1º cabo Oliveira David e para a ilha do Sal a estação (P6) chefiada pelo 1º cabo Ferreira da Silva.
Ficava assim concluída a primeira rede de seis estações radiotelegráficas com um número reduzido de operadores.
TCor ManTM António Maria Viegas de Carvalho
Continua: Interferências… Prenuncio de espionagem.

Pesquiza - A.Mendes
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário