Páginas

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

(6573) - CRIOULOS EUROPEUS FAMOSOS...[3]

 
Porquê mouros e não negros?
É comum em Portugal chamar “mouros” aos habitantes do sul do país, recordando a ocupação moura do país entre os anos de 711 e 1492. Sabe-se que houve uma grande miscegenação nessa altura entre os habitantes da península ibérica e os mouros invasores, que por vez já eram resultado de misturas raciais entre povos berberes, árabes e negros subsarianos.
E a intensa misceginação entre portugueses (já com sangue mouro) e os negros que foram trazidos aos milhares entre os séculos XV e XIX? Porque razão não se fala disso? Porque razão esta história mais recente foi abafada e se prefira falar na outra mais antiga em que os povos ibéricos foram subjugados e humilhados pelos invasores mouros durante quase 800 anos?!
As mesmas perguntas poderiam ser colocadas em relação a Espanha. Ou em relação a mais países europeus. Quantos europeus sabem que a esposa de Napoleão era uma crioula branca vinda da Martinique (ilha dos Kassav)? Ou que o grande escritor francês Alexandre Dumas, autor de “Os Três Mosqueteiros”, entre outras obras, era neto de um marquês e de uma escrava negra vinda do Haiti?
Alexander Pushkin, um russo mestiço com ascendência africana é reconhecido como o pai da moderna literatura russa e o maior poeta russo, e foi considerado o homem mais inteligente da Rússia pelo Czar Nicolau. Pushkin tem descendentes vivos na aristocracia inglesa.
Somos todos africanos (The Empire strikes back!)
Meu caro irmão lusitano, não te apoquentes com a tua mais que provável origem africana recente, seja ela moura ou negra. Os marinheiros são assim, aventureiros, e as aventuras têm consequências, deixam rastos. E os ingleses têm razão, “the Empire strikes back”!
Ao que parece somos irmãos ou primos (como preferires) duas vezes. Somos ambos descendentes do senhor e dos seus escravos. Mas não deixes que isso te tire o sono, porque no final, e espero que isto te alivie, todos viemos de África, mais cedo ou mais tarde. Afinal não foi da Mãe África que veio a espécie humana? É uma questão de relativização temporal. O planeta Terra tem 4,5 bilhões de anos. Segundo os cientistas, o homo sapiens emigrou da África para a Europa e Ásia há 60.000 anos, apesar de alguns hominídeos terem saído do continente africano há cerca de 200-400 mil anos.
Perante desta grandeza de números, o que significam cerca de 400 anos de convivência recente? E essa história das raças? Mesmo o mais lourinho dos suecos veio de África. Só existe uma raça, a humana. E no final, o que foram os Descobrimentos a não ser um regresso recente à Mãe África?!
Crioulos europeus menos famosos
Curvo-me perante a memória (injustamente esquecida) dos milhões de escravos anónimos e seus descendentes que ajudaram a construir o mundo lusófono em que hoje vivemos. Dos negros das touradas que desafiavam os touros a pé, da corajosa Preta da Cartuxa e da preta Fernanda que toureava a cavalo em Algés, dos trabalhadores anónimos nos campos do Alentejo, Algarve e Andaluzia, aos das docas de Lisboa, Porto, Sevilha e Málaga, dos músicos que acompanhavam as procissões religiosas, dos negros e seus descendentes que integravam e até fundaram e geriram algumas confrarias religiosas, dos guitaristas, poetas populares e cantores que fizeram o fado, enfim, dos milhares que entre os séculos XV e XIX trabalharam arduamente lado a lado com os restantes portugueses e espanhóis na construção do que são hoje essas duas nações europeias.
Com esta sequência de 5 crónicas dedicadas aos Crioulos Europeus, iniciamos uma viagem pelo complexo mundo da escravatura e dos povos crioulos daí resultantes, começando pela própria Península Ibérica. Tentamos igualmente demonstrar que todos os povos em alguma parte da sua história foram escravizados e escravizaram, que foram escravos e senhores e que por isso mesmo apontar o dedo a quem quer que seja não só não nos ajuda a construir um mundo melhor, como pode ainda ser um bomba que nos pode explodir nas mãos (leia-se na família).
Tudo na vida tem o seu lado positivo e não fosse a epopeia dos Descobrimentos eu não seria hoje, um assumido crioulo com duas pátrias: a língua portuguesa e a língua crioula cabo-verdiana.
Caboverdianamente (e inté que por cá o Carnaval, a festa crioula, já chegou!)
José Almada Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário