Páginas

domingo, 7 de setembro de 2014

[7365] - MEMÓRIA DOS QUE DECIDIRAM FICAR...

De origem italiana, os "Bonucci" são uma familia bastante antiga, com raizesprovenientes dos antigos patricios do império romano, pelo que viriam a herdar vários condados do norte e centro de Itália.

A história dos Bonucci em Cabo Verde começou em meados do Séc. XIX, com a chegada de Gaetano Bonucci, á frente de uma frota de navios da pesca do coral, tendo aportado em S. Vicente e aí fixado residência.
Da sua presença temporária em Cabo Verde, Gaetano Bonucci e Deosolina Giovagnoli, acabaram por deixar descêndencia, vindo alguns deles, mais tarde a desempenhar um papel importante na história de S. Vicente, nomeadamente Pedro Bonucci que, em 
1925, procedeu à electrificaçâo da cidade de Mindelo, em S. Vicente. Caetano Bonucci, filho de Pedro Bonucci e de Maria da Luz Rocheteau Leça Bonucci, viria a tornar-se no primeiro realizador de cinema, natural de Cabo Verde, a dirigir um filme de longa metragem, "A Morgadinha dos Canaviais", realizado em Portugal, em 1949, no qual participaram, entre outros, Eunice Muñoz, Raul de Carvalho, Costinha, Maria Matos...etc.
Gaetano e Deosolina tiveram 5 filhos, Alfredo, Ermínia e Elvira que nasceram em Itália e os mais novos, Pedro e Conceta, que nasceram em S.Vicente.
Alfredo, nunca chegou a estar em Cabo Verde, tendo tido duas filhas, Maria e Margarida; Ermínia, casou com Gioseppe Frusoni e tiveram 4 filhos: Sérgio e Luisa que nasceram em S.Vicente, enquanto Emanuel e Vicente, nasceram na Itália.
Elvira, casou com Júlio Alves da Veiga, e tiveram 4 filhos: Armando, Celestino, Marciano e Jorge.
Pedro, casou com Maria da Luz Rocheteau Lessa, tendo tido 4 filhos, Caetano, Aniccio, Pietro Arigo e Yolanda.
A filha mais nova, Concetta não deixou descendência.
Sérgio Frusoni, sobrinho de Pedro Bonucci, é considerado actualmente um dos grandes escritores de Cabo Verde. 
Também não podemos esquecer a figura de Yolanda Bonucci, filha de Pedro Bonucci que, ao longo da sua carreira como professora, muito contribuiu para a formaçâo de muitos cabo-verdianos.
Texto de Lucy Bonucci


Foto do texto - Pietro (Pedro) Bonucci
Post sugerido por José F. Lopes

2 comentários:

  1. Tem muito interesse a divulgação das origens desta família. Da descendência, quem melhor conheci foi a Yolanda, por ter sido minha professora. E boa professora.

    ResponderEliminar
  2. TEM DE CONTINUAR A ARVORE

    ResponderEliminar