Páginas

domingo, 26 de outubro de 2014

[7568] - O PASSADO MORREU...

Começou a ser distribuída, gratuitamente, a Revista "Vozes das Ilhas" (revista da Reforma do Estado), numa edição especial. Contém os pronunciamentos de personalidades cabo-verdianas dos mais diversos meridianos do pensamento político incluindo, evidentemente, um do próprio Primeiro Ministro de Cabo Verde...
Deste, respingamos um parágrafo que nos merece algumas reflexões:

"(...) você não pode analisar o passado, (...) com os dados de hoje. Houve erros e excessos, sim (...)mas desses momentos revolucionários em que todos estavam juntos, você não pode vir depois responsabilizar este ou aquele, deixando os outros de fora."

É claro, senhor Primeiro Ministro, que o passado não deve ser analisado à luz de contextos políticos e sócio-económicos diferentes dos vigentes à época, mas todos nós sabemos que, quando convém, ir buscar ao passado "bodes expiatórios" para justificar as nossas incapacidades actuais, não se hesita um momento em fazê-lo! Mas também achamos que os erros e excessos de um passado bem recente não devem ter o mesmo tratamento que o mau pagador recomenda: as contas velhas, não se pagam e, as recentes, deixam-se envelhecer!
Não sabemos se, ao tempo dos exageros (!?) que reconhece estavam, efectivamente, "todos juntos", até ao mais alto nível mas, a ser isso verdade, como também afirma, então muito mais grave a situação se apresenta, pois assume o estatuto de uma espécie de "solução final",  como alínea de uma estratégia política programática dimanada do poder partidário e estatal...
Não há por onde escapar e, se estavam "todos juntos" então, todos são culpados e, por muito que, pela via dialéctica ou pela via política, se pretenda minimizar a dimensão dos trágicos acontecimentos do verão quente de 1977, a História, decerto, não o fará!

16 comentários:

  1. "(...) você não pode analisar o passado, (...)".
    . (O culpado tenta não ser julgado)

    A nossa situação não é senão o efeito dos desatinos - cometidos com tanta naturalidade - pelo PM. E foram tantos que não passarão despercebidos nem para um vulgar "catchorre di dôs pé" que vem sofrendo das suas injustiças por ter nascido fora da ilha/capital, feudo de quem prometeu ser dirigente de todos para todos. Conversa de dirigente de uma terra onde uns são Alguns e outros que a cada dia vão perndendo um pouco da sua dignidade.
    Então, para não ser julgado JMN tenta propagar "você não pode analisar o passado".

    Anete Vital

    ResponderEliminar
  2. Bom temos na pessoa do Zito uma vítima dos erros cometidos no período revolucionário (1974/77) que não concorda, e com toda razão, com o passar da esponja de JMN, pois todos sabíamos que havia alternativas aos desmando que se cometeram de forma intencional, era o sentido da história, e actos ilegais cometidos no quadro de uma 'moral revolucionária e de massas' continuam ilegais. É claro muita gente esteve envolvida nesses actos, mas é falso que foi toda a gente. Embora jovem na altura 13/14 e tenha sido adepto do Paigc, nunca violentei a mais leve mosca caboverdiana e com o eu há dezena de milhares de pessoas cuja consciência e o amor ao próximo impediriam actos radicais. Mas todos sabíamos que algo anormal se passava,estava-se a remoer algo ruim em Cabo Verde, que o regime entrava numa derrapagem radical e muita culpa poderá ser atribuída a jovens radicais impreparados psicologicamente para assumir qualquer forma de poder. O que se passou depois de 1981 com a saída dos ditos trotskistas e a deriva leninista do poder terá mais a ver cm o próprio Paigc/cv onde lideravam os ex-combatentes da Guiné, já com uma base forte de locais que não estavam associados aos grupos dissidentes.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com a réplica (editorial) às afirmações do PM de Cabo Verde. O passado a que ele se refere tem de ser analisado convenientemente porque pode até conter ingredientes de um verdadeiro case study. E o que mais interesse suscita é saber como foi possível um desvario colectivo quando pouco ou nada o fazia esperar num povo calmo, manso e cordato por natureza. Depois, há necessidade de saber se a inoculação de verdades únicas em mentes virgens e em momento tumultuoso não liquidou outras e legítimas opções. Esta dúvida é tanto mais legítima quanto se sabe que as “verdades únicas” não foram arrumadas na gaveta por livre vontade dos seus mentores mas sim pelos ventos da História.
    Portanto, analisar o passado não exige sequer o recurso a referenciais da actualidade, porque mais importante do que julgar pessoas é tentar perceber se à factualidade conjuntural não subjaz uma realidade que precisa ser estudada profundamente e não com o escopo da ligeireza com que muitos o fazem.

    ResponderEliminar
  4. Este senhor desconhece a história 'revolucionária' de Cabo Verde pelo não pode falar do que não sabe, pois nesta altura tudo se passava em S. Vicente, a ilha que reflectia o pulsar de Cabo Verde, e onde os destinos, pelo bem e pelo mal, se decidiam. Santiago era algumas ruas do plateau da Praia, o resto da ilha, do ponto de vista social cultural e político, toda a gente sabe o que era.Mesmo assim os desacatos que se iniciaram em S. Vicente em 1974 espalharam por todo Cabo Verde. A verdadeira oposição ao regime nascente formou-se em S. Vicente, daí que as principais vítimas do regime se concentraram nesta ilha. Para a paz do regime nascente a ilha devia ser castigada pelo seu passado e pacificada a todo custo. É por esta e outras razões que S. Vicente se encontra neste estado comático para a felicidade dos seus rancorosos detractores.

    ResponderEliminar
  5. Será que se trata de descupas de "mau pagador"? Não terá sido uma boa ocasião em que mais valia ter ficado calado? Afinal com essa má explicação ou testemunho e mais, acrescido de alguma pretensão histórica, o entrevistado com o seu pronunuciamento, piorou a questão. Ao invés de a esclarecer. Afinal? a História, ainda por cima para nós recente, não deve ser registada e julgada? Eles então que até com o "colonialismo," note-se: acontecido antes disso - antes daquilo de que o nosso Zito foi vítima - aproveitam-na sempre (quando lhes convém recordar). Esses senhores são uns espantos! E tornam-se deveras engraçados! Se calhar, a nossa História tem de ser narrada e contada, obrigatoriamente, à moda e à maneira deles. Era o que nos faltava! Não queriam mais nada?
    Felizmente que alguns escritores já se anteciparam e estão a fazê-la (a narrá-la) em lugar dos historiadores. Embora sob capa de ficção, há verdadeiros romances históricos sobre essa época de algum terror dito revolucionário e de Partido único.

    ResponderEliminar
  6. Se JMN fosse o "politico" que ele pretender ser, não teria manifestado o desejo de "matar o passado". Pelo menos tem satisfações a dar à maior parte das ilhas que deixou ao abandono enquanto ia investindo desabridamente na sua ilha/capital que está a arrebentar-se pelas costuras. Não preconizo a selvajaria vista na Líbia, na Tunísia ou no Egipto; muitos querem fazer perguntas aos sucessivos Governos desses 40 anos, nomeadamente a ele.

    ResponderEliminar
  7. O José Lopes era na altura um adolescente mas viu-se, como outros, na crista de uma onda criada pela própria irreverência mindelense que, à distância, recebia os ecos do que se passava nas ruas de Lisboa. A meu ver, essa onda foi como um flash que se disparou na consciência dos mindelenses, que se julgaram, e com razão, na senda de gente mais velha e ajuizada como o Baltasar Lopes e os seus correlegionários claridosos. Só que a limpidez das exaltações momentâneas nada tinha a ver com as frias congeminações que outros faziam à distância. E assim a ingenuidade dos nossos jovens liceais e da gente adulta pouco esclarecida não percebeu a distância que ia do eflúvio emocional das pessoas comuns aos planos dos que se julgavam donos do destino dos cabo-verdianos. E foi desta maneira que, enquanto os portugueses na Metrópole acabaram por escolher o que queriam e recusar o que não queriam, os cabo-verdianos se viram repentinamente sob a canga de um partido único. Sem apelo nem agravo e sem ninguém de fora que lhes desse uma mãozinha.
    No fundo, a gente do Mindelo pensava, na sua ingenuidade, que se manifestava pelo direito a uma livre escolha do seu destino, mas tanto bastou para lançar a ponte e abrir caminho para compromissos que lhe eram estranhos. E agora S. Vicente está pagar o amargo preço da sua ingenuidade de ter sido cabeça de ponte para outros.
    É todo este passado que tem de ser analisado até às entranhas, e urge fazer uma mea culpa de que poucos se poderão livrar. A História vai ter ser contada com letra de verdade.

    ResponderEliminar
  8. Assim se pode concluir Adriano que o passado não poder ser escondido com toda a ligeireza debaixo do tapete. Em boa hora veio o Zito lembrar que se o passado morrer, da maneira como pretendem, para criar um outro que só conta o que é politicamente correcto, e o que interessa (para provar que eles mesmos sempre estiveram na crista da História e que são os seus fieis portadores , e os outros perdedores que nem poeira do passado somos hoje), somos nós mesmo que perdemos o elo do passado, não podendo mais perspectivar o futuro. É o que eles querem!

    ResponderEliminar
  9. Caro José F. Lopes

    Estou totalmente de acordo com este seu último comentário. Parabéns .
    Mantenha

    ResponderEliminar
  10. Registo que, poucas horas após a sua publicação, este editorial já mereceu 12 comentários e mais de 40 visualizações o que dá conta do interesse que este assunto merece, em contradição com a vontade de "esquecer" do senhor PM...Já ouvimos, mais do que uma vez apelidar este assunto como um "case study" mas creio que ainda ninguém pegou o touro pelos cornos, como sói dizer-se! Seria conveniente que um estudioso honesto e responsável, dos muitos que a gente conhece, pegasse nesta matéria com verdadeiro sentido histórico, ENQUANTO EXISTEM SOBREVIVENTES VIVOS...Ñão que eu, pessoalmente, esteja à espera de uma qualquer indemnização - nem do custo do bilhete de avião S.Vicente/Lisboa, que paguei do meu bolso - mas porque os mortos, os vivos e os seus descendentes, merecem o veredicto da História, que os inocenteie de crimes alheios pelos quais foram condenados à revelia da lei e debaixo de tortura e ameaças retaliatórias sobre pais, filhos e esposas, ao melhor estilo de qualquer Mafia....O carrasco Pina, ex-oficial do exército português, empunhando uma Luger de 9 mm, com bala na câmara, costumava dizer: "Nós aprendemos muito com a Pide e refinámos alguns dos seus métodos..." Anos mais tarde, ouvi contar que havia perdido a visão num acidente de automóvel a caminho da Baia-das-Gatas...Não foi Deus, decerto, que o castigou! Nunca assisti, nem ante nem depois, a tanto desprezo pela dignidade do ser humano!

    ResponderEliminar
  11. Acrescento:

    Escondem evocam o passado quando lhes dá jeito e convêm, como por exemplo, ocultarem que a Colonia Penal do Tarrafal, teve mais "hospedes" no pós independência do que no período da dependência colonial...Só isto devia-os fazer corar de vergonha!

    ResponderEliminar
  12. Creio ser chegado o momento de trazer para a luz do dia este trecho negro da História de Cabo-Verde.
    É chegado o tempo de colocar de uma vez por todas a verdade nos livros, responsabilizando quem é de responsabilizar e ilibando quem é de ilibar.
    Vergonha para uma verdadeira Nação, é fazer calar a verdade e não ter a coragem de em sede própria admitir os seus erros e tudo fazer para os reparar.
    Lideres que se escondem no nevoeiro, serão líderes fracos e que contribuirão para construir uma fraca nação. Nunca terão o respeito e a admiração dos seus concidadãos.
    Dito isto:
    - Ofereço-me para coordenar uma task-force que em conjunto com todos os potenciais interessados contribua para construir um documento para ser encaminhado ás instâncias próprias para uma matéria desta gravidade.

    DESENGANE-SE QUEM PENSAR QUE A HISTÓRIA SE ENCARREGARÁ DE COLOCAR A VERDADE NAS PÁGINAS DOS LIVROS... CADA UM DE NÓS É QUE TEM A MAGNA RESPONSABILIDADE DE CONTRIBUIR PARA QUE OS REGISTOS DO TEMPO FALEM VERDADE, ESCRUTINANDO CADA PÁGINA ... DOA A QUEM DOER!

    Paulo Azevedo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quiçá pela primeira vez na vida me encontro na situação de não saber o que dizer...No momento, a única coisa que sinto é orgulho,,,O resto, não sei quanto tempo levará a emergir!
      Obrigado, filho!
      Pai

      Eliminar