Páginas

domingo, 16 de novembro de 2014

[7623] - POEIRA DOS TEMPOS...


Sacadas do FaceBook do filho José Afonso, o amigo José F.Lopes fez-me chegar algumas fotos de um homem a quem dedico um enorme carinho e que considero um dos meus maiores amigos de todos os tempos...
José Pedro Afonso, era um telegrafista da Armada que acabou por ficar no Mindelo, onde constituiu família tendo sido, durante largos anos e até à sua reforma, telegrafista do "Senhor das Areias" um ex-lugre bacalhoeiro que, pachorrenta mas seguramente, vagueou por entre as ilhas, transportando pessoas e bens por largo período de tempo até ao seu desmantelamento... Este "senhor dos mares" era como a segunda casa para J.P.A. que levava muito a sério e com notável aprumo, as suas funções...Aliás, considero este homem um verdadeiro "gentleman" luso e o nosso relacionamento foi de tal forma estreito que, quando a 3 de Outubro de 1957 me casei, o José Pedro Afonso foi o meu padrinho...
Deixo aqui, como preito de homenagem a um homem bom, esta foto sua a bordo do "seu" Senhor das Areias...
Até sempre, Pedro Afonso!

1 comentário:

  1. Esplêndida fotografia. O navio Senhor das Areias pertence ao meu imaginário infantil porque foi nele que fiz a minha primeira viagem marítima. Entre S. Vicente e S. Antão e inverso, e tinha apenas 6 anos de idade. Tenho uma foto de 1941 ou 1942 em que está o José Pedro Afonso com o cabo expedicionário Francisco Lopes "Chico da Concertina" e o músico Jorge Cornetim, em S. Antão. E tenho outra em que suponho estar o mesmo senhor José Afonso a assistir a uma actuação do Chico da Concertina, também em S. Antão, presumo que durante o mesmo périplo. Vou enviá-las ao Zito por mail.

    ResponderEliminar