quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

[7731] - SEIS DÉCADAS DEPOIS...


A Grécia pretende exigir à Alemanha 162 mil milhões de euros em indemnizações por feitos que remontam à Segunda Guerra Mundial. A reabertura do dossiê, com quase seis décadas, promete aumentar as tensões entre Atenas e Berlim.

O governo grego vai entregar aos serviços jurídicos um relatório que estipula que a Alemanha deve pagar 108 mil milhões de euros por danos a infraestruturas e outros 54 mil milhões por um empréstimo que o regime nazi obrigou a Grécia a contrair. O valor total equivale a 80 por cento do PIB grego.

O chefe da diplomacia grega, Dimitris Avramopoulos, afirmou que o governo “vai esgotar todos os meios que existem para obter um resultado, independentemente do tempo e do esforço necessário, bem como das circunstâncias atuais”.

As indemnizações exigidas por Atenas seriam uma forma de saldar grande parte dos 240 mil milhões de euros atribuídos à Grécia no âmbito do plano de resgate, para o qual a Alemanha é o principal contribuinte.

Enquanto grande parte da população grega responsabiliza Berlim pelas dificuldades económicas, o governo alemão diz que já pagou todas as reparações devidas da Segunda Guerra Mundial.

Copyright © 2015 euronews

4 comentários:

  1. A chanceler Markulina já deu ordens aos ministro da Alimentação e Enlatados.. em Vidro para pagar a dívida à Grécia em salsichas Bratwurst e cerveja alemã. Quanto à foto acima é asquerosa, tal como a quase totalidade das que desta época vieram de máquinas germânicas. Estes nazis que içavam a bandeira da vergonha no coração da democracia mereciam ter levado com todas as pedras do Partenon em cima.

    Braça salsichal,
    Djack

    ResponderEliminar
  2. Estou completamente de acordo com a decisão grega. Deixei de acreditar nas boas intenções dos que controlam as rédeas desta UE. E com a Alemanha o mundo já aprendeu que nada de bom virá dali. A Alemanha foi a principal beneficiária da criação do euro e da expansão da UE para Leste. Não acredito que a UE tenha grande futuro enquanto se mantiver a actual linha política directora do seu destino.

    ResponderEliminar
  3. E Angola prepara-se para obrigar Portugal a pagar uma indeminização pelos 5 séculos de ocupação...
    Esperemos que o Brasil e Moçambique não lhe sigam o exemplo!

    ResponderEliminar
  4. Dou razão aos gregos nesta cruzada mas concordo com o A Mendes. Efectivamente no meio deste caos todo abre-se uma autêntica Caixa de Pandora e entramos numa ERA. Roma vai se calhar ter que pagar prejuízos ao Mundo pelas invasões de há 2000 anos. Já estou a ver pedidos de indemnização milhões milionário a voar de esquerda para a direita e vice-versa. Ça va chauffer como dizem os franceses

    ResponderEliminar