Páginas

quarta-feira, 4 de março de 2015

[7852] - BOM PORTUGUÊS?!...


A RTP tem uma rubrica diária com o título de "Bom Português" em que um repórter de exterior coloca aos transeuntes uma questão relacionada com a escrita "correcta" de uma determinada palavra ou expressão, face aos conceitos do chamado "Acordo Ortográfico"...
Esta manhã, a dúvida era se SEMI REBOQUE se escreve com ou sem hífen...Claro que cerca de 90% dos inquiridos foram peremptórios: escreve-se SEMI-REBOQUE...
Aí, interveio o locutor de estúdio rectificando as certezas da maioria pois, segundo o tal desACORDO, deve escrever-se sem hífen, dobrando a consoante da segunda palavra o que redunda num palavrão mais do que que arrevesado: SEMIRREBOQUE!
Creio que, em nome do que julgamos ser a vontade dos povos dos países lusófonos, a RTP deixe de apresentar esta rubrica ou, então, que lhe altere o título pois, na realidade, não se trata de falar em BOM PORTUGUÊS, mas sim, "falar português conforme o acordo" com o qual, afinal, quase ninguém concorda!


1 comentário:

  1. Completamente de acordo, Zito. É que, por este andar, muitas dezenas de milhões de falantes da nossa língua vão deixar de escrever "bom português". Creio que posso afirmar que será o caso dos habituais frequentadores deste blogue.

    ResponderEliminar