A Escola Superior, hoje conhecida como Universidade de Coimbra, foi fundada em 1290 por documento a assinado por D. Dinis, em Leiria, a 1 de Março, designado Scientiae Thesaurus Mirabilis.
Por Bula do Papa Nicolau IV, o Estudo Geral, como era designada a Universidade, foi reconhecida em 9 de Agosto de 1290, para os cursos de Artes, Direito Canónico, Direito Civil e Medicina, ficando instalada na zona do actual Largo do Carmo, em Lisboa.
Em 1308 foi transferida, pela primeira vez, para Coimbra e, 30 anos mais tarde regressa a Lisboa onde se mantém até 1354.
Instalada nesse ano, de novo, em Coimbra, ali se manteve até 1377, quando voltou a Lisboa para uma longa permanência até 1537.
Nesse ano, e por ordem expressa de D.João III, a Universidade é, defintivamente, instalada em Coimbra onde se mantém, portanto, há 478 anos...
A Universidade de Coimbra é, pois, a mais antiga de Portugal e uma das mais antigas do Mundo (16ª).
A título de curiosidade, refira-se que as três mais antigas Universidades do Mundo foram criadas em Africa... Primeiro, no ano 737, Ez-Zitouna, em Tunis, depois, Qualaoulyne, em Fez, em 859 e a seguir, Al-Azhar, no Cairo, em 988,
A primeira Universidade europeia apareceu no ano de 1088, em Bolonha, antes da reunificação da Itália, em 1868. (Fonte: Google)
Sem comentários:
Enviar um comentário