Páginas

domingo, 31 de janeiro de 2016

[8864] - NEM OITO, NEM OITENTA...

A Semana
29 Janeiro 2016
“O compromisso do MpD é ter um Governo Regional em Santo Antão, que defina a sua própria estratégia, as metas, os objectivos económicos e sociais a alcançar, para despoletar o seu processo de desenvolvimento real e responsabilizar(-se) politicamente perante os resultados”, prometeu Ulisses Correia e Silva esta quinta-feira (28), na Ribeira Grande.Ulisses Correia e Silva: “Santo Antão vai ter seu Governo Regional”

O presidente do MpD disse que o compromisso dos ventoinhas é ter um Governo para cada ilha de Cabo Verde: “Essa é a nossa visão sobre a regionalização do País”, esclareceu durante a cerimónia de apresentação da lista de candidatos por Santo Antão às Legislativas de 2016.

Perante algumas centenas de militantes, simpatizantes e amigos do MpD que, vindos dos três Concelhos da ilha de Santo Antão - Porto Novo, Paul e Ribeira Grande -, se juntaram para o ouvir no Centro Agrícola de Afonso Martinho na Ribeira Grande, Ulisses Correia e Silva afirmou: “Esse desejo, não significa querer mais carros ou mais ‘Jobs for the boys’ para os políticos. Mas sim fazer com que cada ilha comande o seu próprio destino, integrado no todo nacional”.

Hoje se perguntarem a alguém, quais são as expectativas da ilha das Montanhas, ninguém sabe responder, alega o presidente dos ventoinhas. “Não sabem dizer se há compromisso com o seu crescimento económico, com a sua taxa de desemprego, com a redução da pobreza e com a melhoria dos indicadores de saúde. Ou se há algum compromisso em criar um ambiente empresarial favorável para o seu desenvolvimento económico, ninguém sabe responder”, exemplificou.

“Com cada ilha um Governo Regional, vamos criar a intersectorialidade, que permita que a responsabilidade seja identificada. Não é só uma questão de responsabilização mas também de motivação, porque vai criar condições para trazer mais técnicos da ilha para Santo Antão. Eles vão induzir directamente o desenvolvimento e criar condições de serviços de proximidade mais eficientes”, asseverou Ulisses.

O presidente das ventoinhas aproveitou para refutar toda a argumentação acerca do aumento de despesas com Governos Regionais. “Fala-se muito em aumento de custos. Pelo contrário, a regionalização vai aumentar proveitos, o investimento e melhores condições para criar riquezas e desenvolvimento. Para além de se passar a olhar para Santo Antão baseado na sua realidade e suas potencialidades, no contexto de desenvolvimento nacional”, advogou.

O candidato a primeiro-ministro fez questão de apresentar algumas das linhas-mestras do seu programa de governação, caso for eleito nas Legislativas de 20 de Março próximo. De entre elas, destacam-se: “formar um Governo apenas com 12 ministérios; taxa de imposto ‘0’ para todas as micro, pequenas e médias empresas; transferir as taxas ecológicas e do turismo para as Câmaras Municipais e despartidarizar a maquina administrativa do Estado”, prometeu Ulisses Correia e Silva.

O presidente do Movimento para a Democracia deixou Santo Antão na manhã desta sexta-feira ( 29), rumo à ilha vizinha, para fazer a apresentação da lista de candidatos a deputados da AN pelo círculo eleitoral de São Vicente, nas Legislativas de 20 de Março de 2016.

MN

4 comentários:

  1. Ê preciso "oie na melom" porque na época de eleições prometem tudo. Para jà temos a esperança de que algo precisa mudar, o que não queriam.

    ResponderEliminar

  2. E isso mesmo, Val. No mínimo, temos de reconhecer que finalmente aparece algo diferente no discurso político. E isto tem de ser elogiado. Resta saber o que propõem de concreto para viabilizar o processo de implementação da regionalização. Será importante saber se pode realizar-se à margem da reforma total de que o país precisa, tendo a regionalização como algo inclusivo e meta final a atingir. Significa, em suma, saber se a casa se constrói a começar pelo tecto ou a fundar-se em alicerces seguros. Também importará saber se o modelo região-ilha é o modelo final ou se pode vir a evoluir para uma forma de regionalização que aglutine ilhas afins para uma melhor exploração de potencialidades sinérgicas. Escuso dizer que prefiro região-ilhas.

    ResponderEliminar
  3. Muito bem dito amigos: muita atenção oi viv na melon

    ResponderEliminar
  4. Thanks for sharing, nice post! Post really provice useful information!

    Công ty vận chuyển hàng nước ngoài FadoExpress hàng đầu chuyên vận chuyển, chuyển phát nhanh siêu tốc đi khắp thế giới, nổi bật là dịch vụ gửi hàng đi mỹ, gửi hàng đi nhậtgửi hàng đi pháp và dịch vụ chuyển phát nhanh đi hàn quốc uy tín, giá rẻ

    ResponderEliminar