Páginas

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

[8886] - O PROFESSOR VEIO À CAPITAL...


Um fim de semana em Lisboa - uma cidade virada para o Turismo de massa e de qualidade!
Lisboa está a mudar,  assim como a maioria das cidades portuguesas. De ano para ano, não obstante a crise, constatam-se mudanças na cidade, no sentido do progresso material (melhoramentos em todas as suas infraestruturas e da qualidade de vida), cultural e mesmo civilizacional... É a cidade erguendo-se paulatinamente, ao nível das grande cidades do Sul da Europa.
O turismo tem sido o motor do urbanismo e da infra-estruturação da cidade e parece que o país está a apostar nesta industria (em todo o país nascem empreendimentos turísticos de qualidade) para equilibrar a balança comercial. A baixa e a alta da cidade estão em processo de renovação progressivo, com as casas velhas a serem restauradas após mais de meio século de incúria e desleixo. No Chiado, Restauradores, etc., consegue-se agora admirar e apreciar o património construído ao longo de séculos, com casas imponentes renascidas das suas cinzas, o que dá para imaginar a opulência das pessoas que aí habitaram. A destacar a espectacular reabilitação do Teatro Nacional D. Maria II, bem como do Tivoli, da Praça do Comercio, do Rossio etc., uma prova que, em Lisboa, mau grado os muitos estragos no património que foram cometidos no século passado, hoje valoriza-se o que foi construído e que caracteriza a personalidade da cidade. A corrida ao imobiliário tem sido frenética e estrangeiros de todas as nacionalidades têm estado nesta corrida uns, para comprar casas outros, para beneficiarem de vistos de residência. Temos a economia a florescer em Lisboa... (José Fortes Lopes)


1 comentário:

  1. Obrigado Zito pelo destaque. Acrescentaria mais um ponto sobre Lisboa:
    "Um ponto importante é a sensação de segurança que se sente em Lisboa pelo menos no seu centro, embora saibamos dos problemas na sua periferia."

    ResponderEliminar