Páginas

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

[8960] -DO BAÚ DO VALDEMAR...


O baú e a memória do Valdemar Pereira são dois repositórios inesgotáveis de memórias e imagens do Mindelo de antigamente...Há dias, e a propósito da foto daquela gente linda a bordo da "Sagres", ele referia uma história passada com a Senhora Alerton, em Londres...Ora aí está a citada senhora, numa foto que tem a originalidade de ser a última feita na Western Telegraph Company com aquilo que julgo ser o quadro completo do pessoal da empresa, britânicos e autóctones...Desde logo se reconhecem Nhô César e Mendo Barbosa e os nossos visitadores decerto que vão identificar muitos outros... Mãos à tarefa!

3 comentários:

  1. Pois bem! Se estiverem interessados em saber, poderei dar-vos os nomes desse pessoal todo. Ê sô pedir. De uns guardo boas lembranças.
    Vivem em S.Vicente muitos familiares.

    ResponderEliminar
  2. Vamos a isso, então. Ao alto: José Vitôria (o autor da fotografia) Jùlio Bento Oliveira (também 1°vereador da Câmara Municipal na altura) Jùlio Vitôria, Faia Torres (tenista, violista e jazzman), Quim Barros, Lulu Marques (acordeonista, lider do Conjunto Caboverdeano), Alfredo Marques e Julio Lopes da Silva. - Meio: Djita Freitas, Vasco Lopes da Silva, Gould, Searles, Miguilim Morais, Augusto Ferro (o poioneiro do cinema amador em S.Vicente) Herminio Pereira. - Sentados: Mendo Barbosa, Vogs, Ruttmann (casado com uma madeirense) Colleman (Supervisor) Mrs. Allerton (enfermeira/intendente) Skinner e César Marques (o criador da "universidade popular Eden Park).
    No chão: Parkins e Goudlay.
    Havia gente séria, gente competente, abusados e até racistas entre os da terra. Um deles designava três categorias no Pessoal da Western: os Ingleses, os Portugueses e os Locais.
    "Il faut de tout pour faire un monde".
    Em todo o caso, foi um prazer rever esta foto e lembrar de pessoas que se portaram como bons cidadãos e eram respeitadas pela maioria. Espero que se lembrem de alguns deles.

    ResponderEliminar