Páginas

sexta-feira, 17 de junho de 2016

[9337] - AUTÁRQUICAS ...

O presidente da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID), António Monteiro, é candidato à Câmara Municipal de São Vicente, avança fonte do partido. O líder democrata-cristão vai concorrer pela quarta vez consecutiva à CMSV, após os resultados da sondagem interna o apontarem como o candidato que reúne as melhores condições para disputar este pleito eleitoral. Abordado por A Semana, Monteiro não confirma nem desmente tal possibilidade. O certo é que começa desenhar o quadro de uma disputa a três da Câmara - entre o actual presidente, Augusto Neves, apoiado pelo MpD, Alcides Graça, do PAICV, e António Monteiro, da UCID...

Fonte dos democratas-cristãos avança que uma sondagem interna encomendada pela UCID indicou que António Monteiro é o nome mais bem posicionado, entre os demais membros do partido, para liderar uma candidatura partidária à Câmara Municipal de São Vicente. Apesar do resultado, o candidato mantém-se reticente face à pesada derrota que obteve nas eleições autárquicas de 2012. É que, apesar do optimismo, a UCID conseguiu apenas 22,64% dos votos, contra 30,74% do PAICV e 44,87% do MpD, que saiu vencedor das eleições na ilha do Porto Grande, colocando Augusto Neves na presidência da CMSV. Na altura, votaram 29.723 eleitores no universo de 47.570 inscritos. A abstenção situou-se nos 37,52%.

Mas agora o panorama político é diferente. A UCID aumentou o seu score eleitoral de modo significativo nas legislativas de 20 de Março: o seu número de votantes cresceu 50%, passando assim de 10 mil para 15 mil votos e elegeu três deputados ao Parlamento. É neste momento a segunda força política mais votada na ilha do Monte Cara, relegando o PAICV para o terceiro lugar. Este facto pode traduzir-se numa vantagem para António Monteiro, uma vez que goza de uma certa popularidade junto da população dos bairros periféricos da cidade do Mindelo, principalmente entre os mais desfavorecidos, onde se sente à vontade.

Assim, o partido ainda não fixou uma data para a apresentação pública de António Monteiro como candidato dos democratas-cristãos em São Vicente. "Iremos trabalhar para marcar a apresentação pública em breve", avança ao jornal A Semana uma fonte do mesmo partido. Entretanto, a possibilidade de se candidatar mais uma vez à CMSV sempre esteve em aberto, com António Monteiro a remeter uma resposta definitiva para depois de conhecer os resultados da sondagem interna e da consulta aos outros membros do partido. Entre dúvidas e certezas, o partido tem neste momento definido apenas os nomes dos candidatos às câmaras municipais do Paul e da Ribeira Grande, em Santo Antão. Adilson Melício é o homem-forte para o Paul e Jair Rocha é apontado para Ribeira Grande, onde vai candidatar-se pela segunda vez. Resta saber quem será o candidato da UCID para a Câmara de Porto Novo.

Entretanto, a UCID pondera avançar com o nome do professor universitário Júlio Carvalho para a maior praça política do país, ou seja para a Câmara Municipal da Cidade da Praia. Resta saber também se haverá candidatos para as restantes ilhas, tendo em conta que o presidente António Monteiro declarou que o partido deverá concorrer em todos os 22 concelhos de Cabo Verde.(A Semana)

Odair Cardoso

Sem comentários:

Enviar um comentário