Páginas

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

[9664] - OS ELEFANTES AFRICANOS...



Até recentemente, acreditava-se que havia apenas duas espécies vivas de elefantes: o elefante-africano e o elefante-asiático. Neste contexto, o elefante-da-savana e floresta correspondiam a variedades de uma mesma espécie. No entanto, estudos genéticos realizados com o objectivo de controlar o tráfico ilegal de marfim trouxeram à luz diferenças intrínsecas entre as variedades. Apesar das diferenças, é conhecido que os elefantes-da-floresta e savana podem produzir híbridos. Os elefantes-africanos (género Loxodonta) dividem-se em duas espécies atuais e três extintas:

Elefante-da-savana (Loxodonta africana), de mandíbula curta e larga, orelhas mais pontiagudas, presas de marfim encurvadas e mais corpulento. A subespécie, actualmente extinta, L. a. pharaoensis foi o animal caçado e domesticada para servir nos exércitos da antiguidade como elefante de guerra, utilizados por persas e cartagineses. Os machos desta espécie chegam, em média, a medir 3,30 metros de altura aos ombros e a atingir 5,5 toneladas de peso, o que faz deles os maiores animais terrestres existentes.
Elefante-da-floresta (Loxodonta cyclotis), mandíbula longa e estreita, orelhas mais arredondadas, dimensões menores (nunca maiores que 2,5m de altura), presas rectilíneas e com um tom rosado. A subespécie L. c. pumilio é natural da bacia do Rio Congo e tem menores dimensões.

Outras espécies entretanto extintas devido, principalmente, à caça desordenada, existiram:
Loxodonta adaurora, (precursora do elefante-da-savana), Loxodonta atlantica e Loxodonta exaptata... 
Estes gigantes terrestres, do género Loxodonta surgiram durante o Pliocénico, entre 5 e 2 milhões de anos atrás.

Adaptado do Wikipedia

2 comentários:

  1. Sim, claro, mas esses artigos da Wikipedia são sempre muito falaciosos. Por exemplo, neste sobre elefantes não se fala de uma espécie muito comum em Portugal, designada por "elefante branco". Todos conhecemos vários exemplares, nomeadamente sob forma de estádios de futebol. Esta Wikipedia anda muito por baixo...

    Braça gigantesca e trombuda,
    Djack

    ResponderEliminar
  2. Ri-me com esta tirada do Djack, que está sempre de humor afiado. Elefantes de savana conheci eu tanto em Angola como em Moçambique.

    ResponderEliminar