Pertencendo ao espólio da Hemeroteca do Brasil, esta estampa, de autor e data desconhecidos, representa o Porto da Praia, Santiago, reconhecendo-se, para além da baía, o ilhéu e o plateau...
O nosso Djack é quem melhor poderá comentar a arte desta estampa, que, para mim, não é nenhuma, pois é mais esquemática que outra coisa. Ou então um esboço topográfico.
Desculpe-me o " topete" de "comentar o seu comentário"...
Arrisco:
... Se toda a foto, postal, desenho, etc. que se publicasse sobre Cabo Verde ( ou outro país qualquer) fosse uma obra arte , estávamos a trair a história....Para mim, tem mais valor uma foto do velho "caizim" do que o novo cais que o substituiu; a imortal Matiota à Nova Lajinha....O edifício do Eden-Park ao mais Belo anil arranha-céus, etc, etc Mais uma vez peço desculpa pela desabafo
Desabafo pertinente, Artur. Tem toda a razão. De facto, o valor é como documento histórico e não como obra de arte, o que aliás é perfeitamente notório na natureza da estampa. A minha observação foi algo desleixada, mas foi mais para espicaçar a intervenção do nosso Djack, que a toda a hora deve aparecer.
O nosso Djack é quem melhor poderá comentar a arte desta estampa, que, para mim, não é nenhuma, pois é mais esquemática que outra coisa. Ou então um esboço topográfico.
ResponderEliminarCaro Amigo
ResponderEliminarDesculpe-me o " topete" de "comentar o seu comentário"...
Arrisco:
... Se toda a foto, postal, desenho, etc. que se publicasse sobre Cabo Verde ( ou outro país qualquer) fosse uma obra arte , estávamos a trair a história....Para mim, tem mais valor uma foto do velho "caizim" do que o novo cais que o substituiu; a imortal Matiota à Nova Lajinha....O edifício do Eden-Park ao mais Belo anil arranha-céus, etc, etc
Mais uma vez peço desculpa pela desabafo
Respeitosos cumprimentos,
AM
Desabafo pertinente, Artur. Tem toda a razão. De facto, o valor é como documento histórico e não como obra de arte, o que aliás é perfeitamente notório na natureza da estampa.
EliminarA minha observação foi algo desleixada, mas foi mais para espicaçar a intervenção do nosso Djack, que a toda a hora deve aparecer.