Páginas

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

[9666] - POEIRA DOS TEMPOS...


Pertencendo ao espólio da Hemeroteca do Brasil, esta estampa, de autor e data desconhecidos, representa o Porto da Praia, Santiago, reconhecendo-se, para além da baía, o ilhéu e o plateau...

Reprodução remetida
por Artur Mendes.

3 comentários:

  1. O nosso Djack é quem melhor poderá comentar a arte desta estampa, que, para mim, não é nenhuma, pois é mais esquemática que outra coisa. Ou então um esboço topográfico.

    ResponderEliminar
  2. Caro Amigo

    Desculpe-me o " topete" de "comentar o seu comentário"...

    Arrisco:

    ... Se toda a foto, postal, desenho, etc. que se publicasse sobre Cabo Verde ( ou outro país qualquer) fosse uma obra arte , estávamos a trair a história....Para mim, tem mais valor uma foto do velho "caizim" do que o novo cais que o substituiu; a imortal Matiota à Nova Lajinha....O edifício do Eden-Park ao mais Belo anil arranha-céus, etc, etc
    Mais uma vez peço desculpa pela desabafo

    Respeitosos cumprimentos,
    AM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desabafo pertinente, Artur. Tem toda a razão. De facto, o valor é como documento histórico e não como obra de arte, o que aliás é perfeitamente notório na natureza da estampa.
      A minha observação foi algo desleixada, mas foi mais para espicaçar a intervenção do nosso Djack, que a toda a hora deve aparecer.

      Eliminar