Páginas

segunda-feira, 23 de julho de 2018

[10076] - CAMPEONATO DO MUNDO DE FUTEBOL - RESCALDO

FRANÇA - CAMPEÃO DO MUNDO DE FUTEBOL - 2018

Fin!

E assim terminam mais umas semanas sempre entusiasmantes, que caracterizam estes períodos dos grandes torneios de futebol. Mais entusiasmo para uns que para outros, como sempre no desporto.
Fiquei, agradavelmente surpreendido com a capacidade russa, para organizar uma competição a esta escala, e pelo envolvimento da população.

Quanto à Bola! Ganhou a França, e diga-se que com todo o mérito. Foi a equipa mais adulta e eficaz do torneio, que mostrou quase sempre uma grande qualidade, aliada a um exasperante sentido prático. Os franceses aprenderam a dura lição da final do Euro 2016, e desta vez entraram com a plena noção do que tinham que fazer. Taticamente, estiveram irrepreensíveis. O futebol croata, que desde o primeiro momento da competição, prometeu muito, não desiludiu. Foi uma prestação fantástica desta belíssima geração de jogadores, que estou em crer, ainda dará grandes alegrias à sua desinibida presidente.

Resta uma menção honrosa para a Bélgica, que terminou no 3º lugar, também merecidamente, após um jogo sempre ingrato, como é este dos vencidos das meias-finais, e onde, mais uma vez ficaram a nu as deficiências da seleção Inglesa.

Fui abordando um pouco, todas as outras seleções, mas cabe ainda fazer uma curta e pragmática reflexão da participação portuguesa:
A queda nos oitavos-de-final, sabe a pouco, até porque, a qualidade parece existir. No entanto, teimou em não explodir novamente. Parece uma equipa inibida de colocar em campo, todo o seu potencial. Houve ainda jogadores que não corresponderam minimamente às expectativas, com o expoente máximo no “flop” que foi a presença de Gonçalo Guedes. André Silva, ficou perdido no esquema tático de Fernando Santos, e também acaba por passar ao lado desta competição. Os laterais estiveram muitos furos abaixo do desejável, até Raphael Guerreiro, que fez um grande europeu, parecia desta feita, algo debilitado fisicamente. Já no centro da defesa estivemos melhor, com Pepe e Fontes em bom nível.

No meio campo as coisas complicaram-se, notou-se a falta de Danilo, e não houve quem conseguisse, realmente pegar no jogo e transportá-lo para o ataque, à exceção de alguns momentos de William Carvalho.
Faltou obviamente algum talento para acompanhar Cristiano Ronaldo. Falta aliás, a esta equipa, um verdadeiro número 10 (à moda de Deco e Rui Costa), que tenha a capacidade de levar a bola para os últimos 30 metros, e que a entregue redonda para os finalizadores!

No ataque, para além do solitário CR7, uns pormenores de Bernardo Silva e outros de Quaresma, não foram suficientes.
Essencialmente, o que mais falta faz a esta talentosa geração, é um treinador com a competência necessária. 

Nunca fui um entusiasta do futebol praticado pelas equipas de Fernando Santos. A conquista do título europeu em 2016, foi um feito assinalável, mas que convenhamos, teve para além de vontade e competência, laivos de milagre dos deuses. Não sou daqueles que gostam de minimizar os feitos nacionais, mas também não me sinto confortável a glorificar, só porque sim!

Resumindo: Parece-me que estes rapazes, que fizeram coisas muito interessantes e relevantes nas camadas jovens das seleções, e que demonstram qualidade nos melhores campeonatos do velho continente, necessitam de um líder mais corajoso e menos conservador.

Reencontro marcado para o Euro 2020, onde Fernando Santos, terá a oportunidade de desmentir todas as barbaridades que lhe apontei. (E eu ficarei então muito feliz por estar errado!)

13 comentários:

  1. Um texto de fazer inveja a muito jornalista de gabarito!
    Parabéns!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Great blog!!

    If you like, come back and visit mine:
    http://albumdeestampillas.blogspot.com

    I would really like to receive a visit from your country!

    Thanks,
    Pablo from Argentina

    ResponderEliminar
  3. Thanks pablo, i'll visit yours surely!

    I'm trying to be back with more issues, but my professional ife is killing me ;)
    !!!

    ResponderEliminar
  4. https://frenchbulldogspuppiesforsale.com/
    https://chihuahuapuppiesonsale.com
    yorkiespuppiesforsale.com
    https://furkittens.com/

    ResponderEliminar