sexta-feira, 25 de novembro de 2016

[9445] - A ROMÂNIA DAS LINGUAS...


AS LÍNGUAS ROMÂNICAS NO MUNDO - Mapa HTML
(Na cor de tijolo, línguas românicas oficiais e no amarelo, como segundas línguas)

São várias e conhecidas as chamadas línguas românicas, neo-latinas ou latinas, do ramo das línguas indo-europeias com raízes no latim vulgar: o português, o espanhol (ou castelhano) o francês, o italiano e o romeno... Mas, claro, existem outros falares, outros idiomas e dialectos que foram evoluindo com os séculos tento, até, muitos deles, acabado como línguas mortas. Vejamos a situação, neste momento:
Em Portugal, além do português, fala-se o "mirandês". 
Em Espanha, além do espanhol - ou castelhano - fala-se o "catalão" (e o seu dialecto "valenciano"), o "aragonês", o "galêgo", o "asturiano" e o "leonês".
Em Itália, além do italiano, ouve-se o "lombardo", o "venêto", o "ligure", o "siciliano", o "piemontês", o "sardo" e o "napolitano" (com alguns dialectos).
Em França, para lá do francês, temos o "occitano (e seus dialectos "provençal" e "gascão"), o "trans-provençal", o "picardo", o "picardo-santône"" e o "normando".
Entretanto, noutros países não latinos, acontece haver idiomas de raís românica, como é o caso da Suiça onde se fala o "romache", da Bélgica, onde há o "valão" e o "picardo", o os Balcâs onde, na antiga Dalmácia se falava o "dalmático"...
E é bem capaz de outros linguajares existirem pois, nestas coisas das línguas deste mundo, há sempre uma novidade enterrada na poeira dos séculos, surgindo ao sopro de pacientes cientistas...Ainda bem!

1 comentário: