Páginas

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

[10010] - OBRIGADO AMIGOS...


ZITO AZEVEDO
1934 - 2017

23 comentários:

  1. Uma das últimas frases que ouvi do meu querido pai, há uns dias atrás e que de alguma forma me confortam foi: "Se soubesse o que sei hoje, fazia tudo outra vez!"
    Portanto, foi feliz enquanto esteve connosco e isso é que é importante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas que SENHOR irmão!
      Como diz a nossa Paulinha foi feliz enquanto esteve connosco.

      Eliminar
    2. Felicidade é ter São Brás com ele.Alegria é ter no peito o tempo de comensais joviais, em horas ganhas de "cretcheu" pela ambrósia que ele fazia de pequenos tudos; e de dialética diversa, construtiva e recreativa.

      Assumando à janela do tempo, abro as persianas e vejo-o do outro lado, de gin & tonic, sentindo que existirá para sempre.

      Esta não é uma elegia. É uma manifestação de Vida que se escreve sem lágrimas, por quem já quis acabar com ela. Viverei com brindes à dita e àquele que me acena com carinho de um tio, mais próximo que aqueles que o seio familiar me proporcionou. Já aí vou!....

      Eliminar
    3. Querido amigo Tó-Zé, Como o conhecias bem. Melhor que muitos familiares. Por isso gostava tanto de ti. Obrigada pela tua homenagem. Um beijinho

      Eliminar
  2. Um dos últimos Posts de Zito Azevedo (10 de Janeiro passado) intitulado TESTEMUNHO ( acho que seria ADEUS/FAREWELL) um autêntico PRESENTE que nos deixou, quando de regresso de uma longa estadia no hospital antevia uma recuperação consistente. O Post tem a ver com o presente , as MORNAS que eternizaram a sua voz há 50 anos.
    Zito era um fã de mornas e de músicas de Cabo Verde, em geral, que colocava como músicas de fundo do ArrozCatum.
    Zito saiu de S. Vicente Cabo Verde em 1977 (depois de uma vivência continuada de 40 anos) a contragosto e na calada da noite para nunca mais voltar....embora estivesse lá todos os dias no coração. Os amigos diziam que Zito era mais caboverdiano que muitos nascidos...... Zito amava Mindelo e S. Vicente.
    Zito deixou muitas saudades.
    Paz à sua alma e um abraço à toda família enlutada
    Zito dixt em 10/1/2017
    """
    O meu carinho pela canção nacional de Cabo Verde continua patente no YouTube onde já registou para cima de dois milhares de visitas... É algo que ficará como testemunho do quanto sou grato pelos muitos anos que me foi proporcionado conviver e sentir a alma de um povo bom e onde me fiz gente, constitui familia e conquistei amizades que ainda hoje, passados 73 anos, perduram... Quando, em 1977 abandonei o Mindelo fi-lo, como se sabe, contra vontade mas, no Cabo Verde dessa época também não era fácil (con)viver... Enfim, passado!
    Não me arrependo, aliás, de nada do que fiz ou disse - tenho direito às minhas convicções!

    ResponderEliminar
  3. Cá para mim, ele aproveitou a oportunidade que o destino lhe ofereceu para fazer incógnito um visita ao Mindelo e está algures entre a Rua de Lisboa e a Praça Nova ou entre o Calhau e a Baía das Gatas. Ou então encontra-se ali por volta do Palácio a apanhar ondas curtas ou de frequência modulada que nós não conseguimos registar.

    Um abraço para o Zito, esteja ele onde estiver,
    Djack

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Queridos familiares e amigos de Zito,
    Este amigo que nunca vi de perto, mas que ocupa uma vasta área no meu coração, durante 5 anos acompanhou meus dias ouvindo meus lamentos e brindando as minhas vitórias. Partilhamos momentos como se estivéssemos na mesma mesa a tomar um cafezinho. Por algumas vezes nos falamos ao telefone e tornava-se uma realidade tangível. Uma destas vezes tive o prazer de falar com D. Maiúca.
    Com ele aprendi a amar Cabo Verde, conheci lugares e fiz amigos de imensa generosidade. Generosidade de me representar no momento de despedida Zito. Este fato me emocionou por demais. São pessoas fraternas. São amigos.
    Todos vocês fazem parte da minha vida a ponto, que chegam a ser conhecidos por minhas filhas e genro. Aliás, a mais velha que segue a Portugal em março ia visita-lo em meu nome. Disse-me quando lhe comuniquei a partida dele.
    Zito com a sua imensa generosidade e capacidade de agregar deixa-nos um legado de fazer um politica de independência de Cabo Verde, cotidiana, veemente mas, cândida porque pontuada de lembranças doces.
    A mim especial presenteou com amigos e conselhos e fez feliz os meus dias com seus comentários. Era um companheiro, um cúmplice e um amigo. Em sua homenagem , doravante incluirei "braça" nos meus cumprimentos. Demonstro assim, que Zito vive na minha cordialidade.
    A família deixo a certeza de que tiveram o melhor deste filho, irmão, esposo, pai e cidadão.
    Saibam que neste meu coração, deste lado do Atlântico, Bahia, Brasil Zito é imortal.
    Shanti, votos de paz e conforto
    Braça,

    Nouredini -
    55.71.991815482
    55.71.31153931

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Nouredini,
      Muito obrigada pelas suas palavras e principalmente pela sua amizade.
      Por favor diga à sua filha, que a receberemos com o maior prazer.
      Deixo aqui os meus contactos.
      Casa +351 214049815
      Telemóvel +351 962615822
      email psimao@hikma.com
      Braça

      Eliminar
  6. Que saudades dos textos do nosso Zito! Paula Azevedo nós agradecemos ter vindo até aqui "dar-nos fala"apesar da dor recente. Um abraço sentido.

    ResponderEliminar
  7. Força do hábito diário de alguns anos, cliquei no Arrozcatum.
    Já não é igual, nem jamais será. Mas eu voltarei. E hei-de encontrar palavras para dizer.
    Alguém as irá ler enquanto nosso amigo repousa.
    Por enquanto ainda me parece um sonho, um sonho triste...
    Mas as saudades são fruto da realidade.
    Dilita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida,
      cá estaremos sempre e também, cada um no seu cantinho, no cafe e bolinho, seu renda de birras, no praia do bote,na esquina do tempo e em todos outrosonde Zito passava e colaborava.
      Resta-nos do o consolo dito por ele a filha Paula: "Se soubesse o que sei hoje, fazia tudo outra vez!"...e nós com ele estaríamos de novo!
      Em torno da mesa farta do cozinheiro Zito ainda contaremos muitos casos, comentaremos fatos e daremos risos fartos.

      Eliminar
  8. infelizmente há já algum tempo que não abri o arrozcatum e de repente deparo-me com esta notícia tão triste! Esteja onde estiver os amantes desta página jamais o esquecerão. As minhas sentidas condolências a toda familia. Coragem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo,
      cá estaremos sempre e também, cada um no seu cantinho, no cafe e bolinho, seu renda de birras, no praia do bote,na esquina do tempo e em todos outrosonde Zito passava e colaborava.
      Resta-nos do o consolo dito por ele a filha Paula: "Se soubesse o que sei hoje, fazia tudo outra vez!"...e nós com ele estaríamos de novo!
      Em torno da mesa farta do cozinheiro Zito ainda contaremos muitos casos, comentaremos fatos e daremos risos fartos.

      Eliminar
  9. Quem sabe o Joaquim “Djack” não tem razão quando diz que o Zito “aproveitou a oportunidade que o destino lhe ofereceu para fazer incógnito uma visita ao Mindelo e está algures entre a Rua de Lisboa e a Praça Nova…”?
    Eu também aposto nisso, Djack, por não acreditar que esta dimensão, em que ora nos encontramos, seja a única possível. Nesta, somos capazes de todas as emoções e exaltações, as boas e as más, mas são demasiadas as vezes em que não acertamos com as vias para uma vida boa, justa e digna.
    De facto, Djack, o Zito revisitou o seu Mindelo numa dimensão superior a esta. Lá chegando, passeou pelas ruas com um sorriso largo e bondoso, cumprimentou os amigos antigos, perdoou os (da política do partido único) que se deixaram dominar pela intolerância obrigando-o a deixar a ilha.
    Paula, o seu pai foi feliz enquanto esteve connosco e está feliz por nos saber com ele.
    Nouredini, já vimos que o seu coração não só “é imortal” como é imenso e nele cabemos todos.
    Dilita, de facto o “sonho” é triste, por ser dolorosa a ruptura, mas com o tempo ele se torna em momento de sereno reencontro.

    Abraço a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adriano, tenha certeza que todos tem vaga perpetua no meu coração.
      Braça

      Eliminar
  10. Cada um tem suas crenças e sua forma de as viver. Por isso acredito no que diz o Djack e o Adriano que, antes de ir para o Além, para o lugar que ganhou na Eternidade, o nosso saudoso amigo foi despedir-se dos lugares onde viveu 40 anos de felicidade, depois de ter passado para um aceno aos amigos que tentaram encorajà-lo no combate que perdeu com a maldita doença.
    Nouredine e Dilita não sentiram a sua passagem. O mesmo sucedeu com nosoutros amigos e familiares. O Cidadão deixou saudades.
    Que a terra lhe seja leve e a alma suba ao mais Alto.

    ResponderEliminar
  11. E de repente deparo-me com esta triste noticia. Tive o prazer de estar muitas vezes com este Senhor por motivos profissionais. Os meus sentidos pesames a familia. Ate sempre sr. Azevedo.

    ResponderEliminar
  12. *** UM TRICOFAITES A TI VÔ ***

    ResponderEliminar
  13. Soprando as brasas e lavando as panelas na cozinha do arroz.
    Saudade de todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Igualmente, temos saudades de si, Nouredini. Mas, segundo já vi, o blogue parece poder continuar, com o testemunho passado a um seu descendente.

      Eliminar
  14. Eu nunca acredito em feitiços de amor até eu conhecer um amigo meu que me contou tudo sobre DR.otutu que trouxe seu ex-namorado de volta, mesmo quando ela estava me dizendo que eu não acreditava nela porque achei que ela também queria a mesma falsificação Conjuradores de espetáculos para tirar meu dinheiro. Embora eu tenha dado a sua chance de explicar tudo o que ela tem para me falar sobre DR.otutu, eu disse a ela que há muitos golpistas que queriam pegar nosso dinheiro e nunca vou ser vítima deles, mesmo que minha noiva que se acha casar Eu, dentro de alguns meses, me deixou, espero pacientemente por outro cara, embora eu o amei tanto. Ela me disse que este DR não é um falso que ele é real e ele ajudou muitas pessoas a recuperar seus entes queridos, então eu pergunto como funciona esse feitiço e quais são os requisitos que eu tenho que fazer antes que ele possa Lançar os feitiços de amor em mim? Ela me disse que eu deveria enviá-lo por e-mail para drotutuhealinghome@hotmail.com e eu deveria dizer o que eu queria. Eu realmente enviei um e-mail e disse-lhe que eu preciso do meu ex-cara. Eu disse-lhe que era meu amigo que me dirigia para ele, por que eu duvidava do trabalho dele? Ele disse que seu trabalho é 100% seguro e garante que ninguém já chegou ao templo e também permaneceu o mesmo. Eu fiquei maravilhado com suas palavras que ele me disse e um pensamento veio à minha mente que como esse Dr. conhece todas as coisas que discutimos anteriormente. Ele disse antes que ele possa começar em minha situação, que eu tenho que ter fé e confiar nele e deixar outro conjurador de feitiços e esperar pacientemente pelo seu, se eu puder dizer que farei tudo isso, eu irei buscar meu amante em 72 horas. Eu disse que sim eu acredito e prometo trabalhar com você sozinho, então ele me deu um formulário para preencher o que eu fiz e enviar para ele com minhas fotos também e também as fotos do meu ex-amante. Ele me respondeu 30 minutos depois e me disse que seus deuses precisam de alguns itens para lançar o feitiço sobre mim e meu problema é muito fácil se eu puder fornecer esses itens. Então, quando eu perguntar a ele, como posso obter esses itens e como posso enviá-lo para o elenco do feitiço de amor, ele me disse que eu não deveria me preocupar com isso, que há um vendedor de itens aqui em seu próprio país Isso pode obter os itens para mim. Então eu pergunto a ele o quanto isso me custará comprar todos esses itens? Ele me contou o que lhe envio com total confiança, depois de uma hora depois ele me ligou e me disse que meu problema foi resolvido para que eu esperasse 72 horas que meu amor me perguntaria o que eu fiz de acordo com suas palavras, quando Era cerca de 6h nos próximos três dias, o meu ex me chamava, se estou em casa, que ele quis me ver com urgência. Eu disse a ele que esperava que tudo estivesse bem, ele disse que sim, então eu disse a ele que ele pode vir, meu ex cara voltou para mim e ele estava pedindo perdão que ele soubesse o que veio sobre ele. Agora estou tão feliz porque eu recuperei meu amante e estamos planejando para o nosso casamento que está chegando em breve, liguei para o Dr. e muito obrigado e pergunte-lhe o que eu farei por ele como uma apreciação, ele me disse Eu deveria esquecer e manter o meu dinheiro que ele não está atrás do dinheiro, mas para ajudar as pessoas que também precisam de ajuda lá, tudo o que ele precisa que eu faça é dar mais testemunhos sobre ele, para que as pessoas lá que precisam de ajuda devem enviar-lhe um e-mail também. Por que estou aqui hoje para dar meu testemunho. Que o seu bom senhor continue a abençoá-lo e dar-lhe mais vida e prosperidade. ESTE É O DR EMAIL ADDRESS (drotutuhealinghome@hotmail.com). Você também pode contatá-lo através do seu número Whatsapp (+2349051417394)

    ResponderEliminar